FOTO: Razões para Acreditar
O vereador de Curitiba Marcos Vieira (PDT) protocolou nesta semana Projeto de Lei que propõe a implantação de Hortas Vivas para o cultivo de plantas medicinais.
As Hortas Vivas são aquelas que cultivam plantas medicinais cujo consumo não requer nenhum processo de transformação. As plantas medicinais são catalogadas, pesquisadas e indicadas para o plantio pelas instituições de pesquisa e universidades, com eficácia comprovada pela ciência.
O projeto propõe que as hortas vivas sejam difundidas pela administração municipal, com propósito de incentivar às famílias para o cultivo de sua própria farmácia natural, além de despertar conhecimento sobre a natureza e de difundir um novo modo de rotina com plantas medicinais.
Vieira explica que "é importante iniciar, efetivamente, a prática das hortas com plantas medicinais e dar vida aos remédios da horta. Cada vez mais há a necessidade do homem voltar a conviver com a natureza para o seu próprio bem, com o devido acompanhamento de profissionais e comprovação de eficácia".
O vereador também aponta que as universidades públicas e privadas poderão desenvolver as hortas vivas no âmbito de programas sociais do município, com o objetivo de socializar técnicas de extração de princípios ativos medicinais e formar pessoas para a economia colaborativa.
O Projeto de Lei está em tramitação nas comissões da Câmara Municipal de Curitiba.
Comentarios