top of page

Vereador Marcos Vieira cobra por psicólogos nas escolas de Curitiba



Em meio a mais um triste ataque em escola, a necessidade de prevenção ganha destaque em Curitiba. Diante desse cenário, uma sugestão executiva de autoria do vereador Marcos Vieira (PDT) foi apresentada, visando à regulamentação municipal da Lei 13.935/2019, que garante a presença de profissionais de psicologia e assistência social nas redes públicas de educação básica. A medida busca promover a prevenção de crimes e criar uma mudança estrutural no sistema educacional.


Conforme o propositor da sugestão, é imprescindível pensar em um trabalho educacional e psicossocial que prepare os alunos não apenas para a vida acadêmica, mas para os desafios e a diversidade do mundo real. Nesse contexto, a prevenção tem sido um dos temas mais abordados como forma de trazer uma mudança real. “A efetivação dessa lei é fundamental para que em breve esses profissionais possam atuar na base educacional, promovendo uma mudança cultural e a prevenção que refletirá em toda a vida das crianças e adolescentes”, destacou Marcos Vieira.


Atualmente, a rede municipal de Curitiba conta com 25 psicólogos e 25 assistentes sociais, o que é insuficiente para atender a educação básica da cidade. Na justificativa o vereador destacou que desde de 2021 a Lei 13.935/2019 tornou-se uma ação que pode ser custeada pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). Contudo, a prefeitura informou que está estudando a forma de regulamentá-la, destacando a necessidade de realizar concurso público para contratar profissionais. “Essa lei não pode ser vista como um gasto a mais, mas como um investimento preventivo que fará toda a diferença na vida dessas crianças e jovens”, concluiu o vereador.


3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page