Os parquinhos e playgrounds de Curitiba devem receber melhorias significativas em 2024. A partir de uma Audiência Pública proposta pelo vereador Marcos Vieira (PDT), que discutiu o estado atual dos parquinhos e playgrounds locais, o parlamentar e a comunidade cobraram a prefeitura para que o orçamento do próximo ano contemple ambientes mais seguros, inclusivos e atrativos para as crianças. Antes do evento, a prefeitura havia alocado apenas 2,7 milhões para esse fim. Após o debate o montante foi ampliado para 15 milhões, representando um aumento de 463%.
Dos 1,8 milhão de reais destinados a cada vereador, a prefeitura carimbou R$ 400 mil reais exclusivamente para os espaços de lazer e recreação em praças e parques a cada um dos 38 vereadores. Deste modo, haverá um acréscimo de 15,2 milhões na área. Ao ouvir as preocupações e demandas de mães, pais e cuidadores durante a audiência pública, Marcos Vieira demonstrou que, quando há diálogo, todos saem ganhando. “O aumento no orçamento não apenas beneficia as crianças, mas também destaca a importância do diálogo entre a comunidade e o poder público”, destacou o vereador.
Demandas - Além de espaços de lazer mais atrativos, um dos principais questionamentos levantados destacou a disparidade entre essas estruturas no centro da cidade em comparação com a periferia. A audiência também evidenciou a dificuldade enfrentada por crianças com deficiência para brincarem e se sentirem incluídas nos espaços de lazer. Por fim, o evento trouxe à tona a importância de abordar a socialização e o lazer das crianças negras, reconhecendo que a equidade no acesso aos espaços também deve ser considerada sob a ótica racial.
Conforme Vieira, educação, saúde e diversos outros aspectos são fundamentais para o desenvolvimento infantil, e isso inclui o lazer e a ocupação dos espaços públicos para crianças. De acordo com o vereador, no entanto, os parquinhos e playgrounds nas praças e parques de Curitiba enfrentam problemas, incluindo falta de manutenção, equipamentos desatualizados, pouca acessibilidade, ausência de brinquedos para bebês e crianças pequenas, e falta de infraestrutura para as famílias.
“Esperamos que recursos não apenas transformam esses espaços, mas trazem um compromisso concreto em auxiliar na superação de disparidades entre regiões da cidade, enfrentar desafios enfrentados por crianças com deficiência e promover a equidade racial no acesso ao lazer. O diálogo entre comunidade e poder público foi fundamental, demonstrando que, quando unimos forças, todos prosperamos”, concluiu o vereador.
Comments