top of page

Em reunião com prefeitura e SMELJ, Marcos Vieira intermedia conquistas para a Juventude



Dando continuidade ao diálogo a respeito do projeto de lei que diminui a participação popular no Conselho Municipal da Juventude, nesta terça-feira, 25, por articulação do mandato do vereador Marcos Vieira (PDT), houve uma reunião entre a Prefeitura de Curitiba, SMELJ (Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude), Câmara de Curitiba e representantes da Juventude. O projeto, fruto do diálogo e da construção coletiva ouvindo a posição da juventude, será reescrito e votado na próxima terça-feira.


Uma das principais conquistas foi a manutenção dos representantes das Regionais. Ficou acordado que serão mantidos 5 membros eleitos e 5 suplentes, garantindo a representatividade dos jovens da cidade enquanto moradores e usuários dos serviços públicos. Marcos Vieira defendeu que a exclusão dos jovens eleitos seria um retrocesso em termos de participação popular. “Atualmente são nove representantes eleitos. Não há indicação e sim um processo democrático. São eles que podem relatar a vivência da juventude em seus bairros. Sem esses jovens nos conselhos, a representação deixaria de ser real, porque ficariam os indicados pela prefeitura e conselheiros de instituições que, embora sejam importantes, atendem a temas específicos”, defendeu o vereador.


Reuniões híbridas e paridade de gênero - Outro avanço conquistado foi a possibilidade de realização de reuniões híbridas. Isso permitirá uma maior participação popular, uma vez que as reuniões ocorrerão tanto de forma presencial quanto online, possibilitando o envolvimento de mais pessoas nas discussões e decisões do Conselho. Além disso, também ficou acordada a garantia da paridade de gênero na presidência e vice-presidência na Executiva do Conselho. A medida promoverá uma representação mais igualitária e reforça o compromisso com a equidade de gênero na política.


Marcos Vieira ainda destacou a importância do engajamento dos jovens na política e reafirmou seu compromisso em continuar trabalhando e participando ativamente no Conselho Municipal, representando a cidade de Curitiba com dedicação e empenho. “Nossa atuação comprometida e seu papel de intermediação tem contribuído para avanços significativos em prol da juventude curitibana. É mais uma demonstração de como o diálogo e a coletividade podem resultar em conquistas positivas”, concluiu o parlamentar.


6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page