Foi aprovado hoje (10) em 2º turno o Projeto de Lei do vereador Marcos Vieira (PDT), que propõe o título in memorian de Cidadã Honorária de Curitiba a Zélia Scholz, 1ª artesã da Feira do Largo da Ordem.
O título de cidadania honorária é entregue como uma forma de reconhecimento e prestigio à pessoas que prestaram serviços de destaque na cidade, e por isso merecem ser homenageadas se tornando conterrâneas.
De acordo com o vereador, Zélia Scholz nasceu em 1931 em Jacutinga, Minas Gerais, e desde jovem já demonstrava tendências artísticas, pintando telas, dando aulas de bordado e até mesmo confeccionando bolsas e perucas. Sua família se mudou para Curitiba em 1971, e Scholz começou a expor suas artes na Feira do Largo da Ordem em 1977, fazendo da arte a sua profissão.
Suas demonstrações do processo de fabricação artesanal da lã de carneiro se tornaram memoráveis, e além da atuação na Feira, a artesã também ministrava oficinas e cursos de tecelagem no Paraná e em outros estados, contando com um fiel grupo de alunos que almejavam aprender a arte dos fios e tecidos.
Vieira afirma que Scholz teve "uma vida dedicada a arte e cultura", pois a tecelagem sempre rodeou a vida da artesã, que herdou o dom de sua avó e mãe. Além de formar novas tecelãs e passar suas habilidades adiante, Vieira conta que "Zélia sempre impressionava e aglomerava admiradores na Feira do Largo nas suas demonstrações com sua companheira inseparável: a roda de fiar; tornando-se uma atração turística a parte".
Por reconhecimento a essa dedicação e contribuição para a Arte e a Cultura de Curitiba que o parlamentar propôs o título de Cidadã Honorária (in memorian) a Zélia Scholz, que faleceu no dia 17 de julho de 2021.
“Considero muito importante reconhecermos quem faz história na cidade. E Curitiba é feita de pessoas que merecem o reconhecimento, homenagens, até mesmo para que outras sintam-se motivadas a continuar contribuindo. Todos aqueles que passaram pela feira do Largo da Ordem, não só os moradores de Curitiba, conhecem a Dona Zélia”, afirmou o vereador.
Com a aprovação em 2º turno, Vieira afirma que "Dona Zélia será eternizada como cidadã honorária de Curitiba". O parlamentar ainda ressalva que espera que "essa homenagem se estenda também a todos os artesãos e artesãs de nossa cidade!".
Comments